48 anos depois o regresso às origens - Cabanas de Viriato
Tive, agora, o privilégio de conhecer o Oficial Superior da Armada portuguesa, Capitão de Mar e Guerra António Inok, natural de Cabanas de Viriato.
O Comandante António Inok, tem casa em Cabanas de Viriato onde gentilmente me recebeu e me mostrou a Sua numerosa e importante coleção de recordações e testemunhos da longa carreira de mais de 40 anos na Marinha de Guerra Portuguesa e ligação ao mar. Trocámos várias memórias da Armada, já que ali servi Portugal por quase 6 anos e embarquei em 2 Fragatas (NRP João Belo e NRP Hermenegildo Capelo) e 1 Corveta (NRP Baptista de Andrade).
O Comandante António Inok após o curso na Escola Naval de Engenheiro Naval exerceu funções em inúmeros Navios e muitas Unidades da Marinha.
Capitão-de-Mar e Guerra António InokO Comandante Antônio Inok convidou-me após contacto no Facebook sobre um post relacionado com a resina, já que fez questão de mostrar vários apetrechos fabricados pelo seu pai e usados pelos resineiros.
A resina era uma actividade importante há mais de 4 décadas, pois permitia algum rendimento extra aos proprietários dos pinhais, o que permitia manter as matas limpas. Com isso reduzia-se a hipótese de rápida propagação dos fogos.
Ofereceu-me 1 "ferro de desencarasca", ferramenta usada pelo resineiro para proceder ao corte da casca do pinheiro de onde escorria a resina para do púcaro ou caçoilo. Ferramenta feita por seu pai, serralheiro em Cabanas de Viriato em meados do século passado, guardarei com muito apreço.
Sem comentários:
Enviar um comentário