quinta-feira, 12 de junho de 2025

Memoria de Incidente Aéreo em Angola, há 50 anos.

 


=50 anos depois=

... descobri quem tenha conhecimento sobre um incidente aéreo em Angola, avião onde eu seguia com 9 anos de idade, mais o meu irmão Victor Abrantes Nunes e os meus pais, Fernanda e Vasco.

Após ter contado a minha memória em vários sites e páginas, procurado nos museus e arquivos virtuais de jornais e revistas.

Sei que apareci em alguma(s) 1ª página, pois lembro ter visto nos escaparates de Luanda, no dia seguinte.

Agora António Abreu, respondeu a um comentário meu, tem conhecimento e sabe muito bem o que sucedeu, coisas que na minha memória de criança, já estavam esbatidas pelo tempo.

Descolámos de Nova Lisboa (Huambo) para Luanda, no "Friendship" DT 233 da TAAG.

"A tripulação era o Comandante Carlos Branco, Copiloto Gaiano e mecânico de voo A. Abreu, as Assistentes de Bordo (Hospedeiras) eram Maria B. Cortes e Maria E. Coelho.


Logo a seguir a levantar voo, começamos às voltas à cidade, a baixa altitude, com alguma turbulência.

Após alguns (longos) minutos o Comandante comunicou que o avião tinha uma avaria, o trem de aterragem dianteiro não recolheu.

Após muito tempo de voltas a Nova Lisboa, o Comandante voltou a comunicar aos passageiros que ele e as autoridades aéreas tinham decidido avançar com a viagem para Luanda. Ali haveria melhor apoio, mais condições de eventual socorro, e ainda era útil gastar combustível para minimizar os riscos.

A viagem, que normalmente demorava 2 horas, levou 4 horas.

Foi uma viagem inesquecível, a baixa altitude, com elevada turbulência, alguns sustos, muitos medos, algum choro, muitos vômitos, muitas orações e apelo à Fé e ajuda divina.

A tripulação foi incansável e inescidiveis, muito profissionalismo e de elevada capacidade de ajuda.

Em Luanda o Comandante Carlos Branco e Copiloto Gaiano conseguiram fazer uma difícil mas brilhante aterragem, só com o trem de aterragem traseiro, já que o dianteiro estava completamente inoperacional e danificado.

A tripulação foi agraciada com condecoração 🎖️🎖️.

Foi notícia de 1ª página em vários jornais e revistas, os passageiros tiveram que sair de emergência em mangas de evacuação, as crianças primeiro. Eu, com 9 anos fui o primeiro a sair, lembro ter aparecido numa 1ª página, não tenho infelizmente.

Agora encontrei um Senhor (António Abreu) talvez tenha estado a bordo, não disse mas o Engenheiro Mecânico de bordo era A. Abreu.

Pedi que me enviasse cópia da notícia do semanário "Semana Ilustrada", que possui.

No avião não houve mortes nem feridos graves 🙏. Infelizmente um bombeiro integrado nas forças de apoio que acorreram, morreu num acidente, na deslocação RIP, Sentimentos a toda a Família..

Aqui deixo o meu testemunho e Louvor a toda a Tripulação, liderada pelo Comandante Carlos Branco, bem como a todos que em terra colaboram para o sucesso da missão.






In: 

1. Luanda, Imagens dos velhos tempos (Facebook)

2. António Abreu (Facebook), testemunha

3. Beijós II raízes (Facebook) 



****

Beijós II raízes

desde 23MAI2022

reborn

Sem comentários:

Enviar um comentário

Feira de Verão - Beijós 2025

 Feira de Verão - Beijós 2025 Parque Arnaldo de Castro  In: Beijós II raízes (Facebook) Beijós II raízes (Facebook)¹ Beijós II raízes (Faceb...