Beijós uma Aldeia em Portugal
Em 24FEV2007 a Junta de Freguesia de Beijós anunciava uma obra há muito esperada na nossa aldeia. O alargamento da Rua da Eira.
Agostinho Marques do Nascimento, Presidente da Junta de Freguesia de Beijós, Concelho de Carregal do Sal, no cumprimento da respectiva deliberação e usando da competência conferida pela alínea g) do n.º 1 do artigo 38.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, -------------------------------------------------------------------------------------
--------- TORNA PÚBLICO: que vão iniciar-se no próximo mês de Março os trabalhos de alargamento da Rua da Eira em toda a sua extensão com ligação à estrada do lapão, com a largura de 6 metros.
--------- Mais torna público: que estes trabalhos de alargamento, terão inicio no dia 17 de Março de 2007.---------
--------- Pelos incómodos que tal situação irá originar, pedimos as nossas desculpas e agradecemos aos senhores proprietários para que não retirem os marcos das estremas que estejam dentro das áreas de alargamento. ------------------------------------------------------
---------Para constar se lavrou o presente Edital que, com outros de igual teor terá a devida publicitação por toda a Freguesia da forma e nos lugares do costume.----------------------------
-------E eu, ___________________________________ (Victor Manuel Coelho Peixeira Marques), Secretário da mesma Junta de Freguesia, o subscrevo.-------------------------------------------------------------
Secretaria da Junta de Freguesia de Beijós, aos 16 de Fevereiro de 2007.--------- --
O Presidente da Junta de Freguesia
(Agostinho Marques do Nascimento).
Postado por Victor Peixeira Marques às 17:44
Temas: Serviço Público
"
***
Em 2024, a Câmara Municipal de Carregal do Sal procedeu à alteração do PDM. O perímetro urbano de Beijós foi reduzido em 53%.
Muitos dos que deram terreno para alargamento da Rua da Eira, viram que os seus terrenos sofreram um enorme desvalorização. Eram urbanizáveis e com a decisão da Câmara Municipal de Carregal do Sal, passaram a área florestal.
O valor da boa fé, da palavra dada, da "pessoa de bem" foi posta em causa, foi esquecido por quem tinha o poder de defender o interesse legítimo do cidadão, aspiração da comunidade, do futuro de uma Aldeia muito antiga mas muito distante da sede do município.
Em 30SET2024 foi entregue uma proposta à Câmara Municipal de Carregal do, subscrita por 202 pessoas, na qual se apresentou uma solução para a clamorosa injustiça causada pela extrema redução do perímetro urbano de Beijós, a maior redução em todo o país.
Este estudo e respectiva proposta foi em acordo com o Senhor Presidente da Câmara, Dr. Paulo Catalino, que deu a sua palavra de tudo fazer para repor alguma justiça ao povo de Beijós.
Nada consta até ao momento, que algo tenha sido alterado.
No entanto o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Carregal do, voltou a reforçar a palavra dada, num comentário neste Facebook, em 02MAI2025.
Como é uma Pessoa de Palavra, as Gentes da Aldeia de Beijós aguardam com a maior das crenças, com alta expectativa a reposição do perímetro urbano, tal como foi por nós proposto, ainda assim significará uma redução de 25%.
As pessoas de Beijós vão continuar a acreditar, porque não desistem nunca, há mais de 3.000 que povoam estas 7 colinas e estas 3 ribeiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário