domingo, 30 de outubro de 2022

ARISTIDES DE SOUSA MENDES: O HERÓI SEM CAPA - National Geographic

 National Geographic 

"ARISTIDES DE SOUSA MENDES: 
O HERÓI SEM CAPA"


"Aristides de Sousa Mendes nasceu em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal a 19 de julho de 1885, tendo-se mudado para Lisboa em 1907 após a licenciatura em Direito pela Universidade de Coimbra. No ano seguinte casou-se com a prima Angelina, com quem viria a ter catorze filhos.

Aristides ocupou diversas delegações consulares pelo mundo, como Zanzibar, Guiana Britânica, Brasil, Estados Unidos da América, Luxemburgo ou Espanha. O seu empenho na promoção de Portugal não passou desapercebido quando foi cônsul-geral em Antuérpia, tanto que o rei Leopoldo II da Bélgica o condecorou como oficial da Ordem de Leopoldo e mais tarde comendador da Ordem da Coroa.


Em 1938, mesmo nas vésperas do início da Segunda Guerra Mundial, Salazar nomeia-o cônsul em Bordéus, França. E este é o início da história mais importante de Aristides de Sousa Mendes.

(...)

em junho de 1940, de 17 a 19, o cônsul Aristides trabalhou afincadamente, com ajuda dos filhos, na emissão de vistos. Estava, assim, a contrariar ordens diretas do chefe de estado. Aristides, sabendo que os consulados portugueses de Bayonne e Hendaye tinham obedecido e suspendido a emissão de vistos, dirigiu-se a essas cidades para reverter a situação, e assim foi.

(...)

em 1966 o memorial do Holocausto em Jerusalém, Yad Vashem, lhe prestou homenagem e lhe atribuiu o título de “Justo Entre as Nações”.

 em 1986, recebeu a título póstumo o grau de Oficial da Ordem da Liberdade. A sua família recebeu desculpas públicas, depois de o presidente da altura, Mário Soares, reabilitar a memória de Aristides de Sousa Mendes..."

In: National Geographic


Beijós II raízes 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sporting Campeão Nacional 2024

  https://youtu.be/Ry2d4NEBGxc?si=mpMhIB1OgZOYLg7f Beijós II raízes desde 23MAI2022 reborn